quinta-feira, 8 de novembro de 2007

O Hinduísmo

O Hinduísmo é uma cultura. Trata-se de um conjunto de tradições não somente religiosas que se originaram principalmente no subcontinente Indiano. É uma das mais antigas e ricas tradições culturais do mundo. Podwe ser chamado de Brahmanismo, pois é a cultura que originou do povo ariano, de cuntura Brahmácharya (seguidos do povo Brahma, o pai, o conceito conservador da trindade Hindu).
Dizer que o hinduísmo é somente uma religião, limita sua ampla cultura, exclui algumas tradições que ainda qualifica equivocadamente outras que possuem um caráter contrário. Contudo, é assim que ouvimos na maioria das vezes, afirmado em reportagens, revistas, etc.
O Hinduísmo abrange várias crenças, práticas, filósofas e denominações, algumas religiosas e outras não. O Sámkhya (que significa número), por exemplo, é uma filosofia expeculativa de caráter exato, naturalista. O Yôga é a principal vertente prática deste rico manancial cultural, e originalmente não havia relações com religião alguma. Foi somente pelo século VIII d.C., com uma grande difisão de Vêdánta pela Índia Shankara, uma filosofia de caráter espiritualista, quase que uma religião, que o Yôga adiquire algum caráter espiritualista.
O Hinduísmo, como religião, é a terceira maior do mundo, com aproximadamente um bilhão de adeptos (censo de 2005), dos quais aproximadamente 890 milhões vivem na Índia. Outros países com grande população Hindu são o Nepal, Bangladesh, África do Sul, Sri Lanka, Ilhas Maurício, Fiji, Guiana, Indonésia, Malásia, Estados Unidos e o Reino Unido.

Em que os Hindus acreditam??

Existem muitas maneiras de ser hindu. Não existem regras estabelecidas. Mas a maioria dos hindus compartilham as mesmas crenças básicas. Uma crença importante é a da reencarnação, que significa que sua alma renascerá em outro corpo, humano ou animal, depois da morte. Você poderá renascer muitas vezes mais, num ciclo de morte e renascimento chamado samsara. O objetivo de vida de um hindu é se libertar deste ciclo para alcançar moksha, ou a salvação. Tendo uma vida de bondade, você poderá renascer numa forma mais adiantada e aproximar-se de moksha. Isso depende de suas ações e dos resultados delas, o que é conhecido como carma.
Para os hindus todos os animais são sagrados. Por isso, os hindus não comem a carne de vários animais, principalmente, do gado bovino, que vive solto nas cidades. Apenas o seu leite é utilizado como forma de alimetação.

Nenhum comentário: