quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Curiosidades

O Hinduísmo da forma que o conhecemos hoje é a união de diferentes manifestações culturais e religiosas. Além da Índia, tem um grande número de seguidores em países como, por exemplo, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e Indonésia.
Aqueles que seguem o Hinduísmo devem respeitar as coisas antigas e a tradição; acreditar nos livros sagrados; acreditar em Deus; persistir no sistema das castas (determina o status de cada pessoa na sociedade); ter conhecimento da importância dos ritos; confiar nos guias espirituais e, ainda, acreditar na existência de encarnações anteriores.
O nascimento de uma pessoa dentro de uma casta é resultado do karma produzido em vidas passadas. Somente os brâmanes, pertencentes as castas "superiores" podem realizar os rituais religiosos hindus e assumir posições de autoridade dentro dos templos.
Os hindus são politeístas (acreditam em vários deuses). São os principais: Brahma (representa a força criadora do Universo); Ganesa (deus da sabedoria e sorte); Matsya (aquele que salvou a espécie humana da destruição); Sarasvati (deusa das artes e da música); Shiva (deus supremo, criador da Ioga), Vishnu (responsável pela manutenção do Universo).

O Hinduísmo

O Hinduísmo é uma cultura. Trata-se de um conjunto de tradições não somente religiosas que se originaram principalmente no subcontinente Indiano. É uma das mais antigas e ricas tradições culturais do mundo. Podwe ser chamado de Brahmanismo, pois é a cultura que originou do povo ariano, de cuntura Brahmácharya (seguidos do povo Brahma, o pai, o conceito conservador da trindade Hindu).
Dizer que o hinduísmo é somente uma religião, limita sua ampla cultura, exclui algumas tradições que ainda qualifica equivocadamente outras que possuem um caráter contrário. Contudo, é assim que ouvimos na maioria das vezes, afirmado em reportagens, revistas, etc.
O Hinduísmo abrange várias crenças, práticas, filósofas e denominações, algumas religiosas e outras não. O Sámkhya (que significa número), por exemplo, é uma filosofia expeculativa de caráter exato, naturalista. O Yôga é a principal vertente prática deste rico manancial cultural, e originalmente não havia relações com religião alguma. Foi somente pelo século VIII d.C., com uma grande difisão de Vêdánta pela Índia Shankara, uma filosofia de caráter espiritualista, quase que uma religião, que o Yôga adiquire algum caráter espiritualista.
O Hinduísmo, como religião, é a terceira maior do mundo, com aproximadamente um bilhão de adeptos (censo de 2005), dos quais aproximadamente 890 milhões vivem na Índia. Outros países com grande população Hindu são o Nepal, Bangladesh, África do Sul, Sri Lanka, Ilhas Maurício, Fiji, Guiana, Indonésia, Malásia, Estados Unidos e o Reino Unido.

Em que os Hindus acreditam??

Existem muitas maneiras de ser hindu. Não existem regras estabelecidas. Mas a maioria dos hindus compartilham as mesmas crenças básicas. Uma crença importante é a da reencarnação, que significa que sua alma renascerá em outro corpo, humano ou animal, depois da morte. Você poderá renascer muitas vezes mais, num ciclo de morte e renascimento chamado samsara. O objetivo de vida de um hindu é se libertar deste ciclo para alcançar moksha, ou a salvação. Tendo uma vida de bondade, você poderá renascer numa forma mais adiantada e aproximar-se de moksha. Isso depende de suas ações e dos resultados delas, o que é conhecido como carma.
Para os hindus todos os animais são sagrados. Por isso, os hindus não comem a carne de vários animais, principalmente, do gado bovino, que vive solto nas cidades. Apenas o seu leite é utilizado como forma de alimetação.

Os Intocáveis

Os intocáveis na sociedade Hindu são aqueles fazem trabalhos indignos, sujos, como enterrar os mortos(animal e/ou Humano), amontoar cadáveres e outros empregos que os mantém em constante contato com aquilo que o resto da sociedade Indiana considera nojento e desagradável. Não são apenas as ocupações, que são consideradas como coisas nojentas: eles são considerados individualmente sujos, e assim não pode praticar contato físico com os "não-sujos", as partes mais puras da sociedade. Vivem separados do resto das pessoas. Ninguém pode interferir na sua vida social, pois os intocáveis são os últimos no ranking social, são considerados menos que humanos e não são considerados parte do sistema de castas
Desde sempre, os párias são condenados aos trabalhos mais desagradáveis e mal pagos,apesar da luta de Gandhi, após a independência, e de inúmeras leis criadas na tentativa de amenizar os problemas que o sistema de castas acarreta. Todavia essas leis revelam-se importantes ditames na tradição para os Hindus, e sistema subsiste. O sistema de castas a base do sistema financeiro do Hinduísmo e a religião se torna, então, um poderoso elemento social disciplinador em virtude a resignação dos párias.
Para os intocáveis, só é permitido usar roupas que acham no corpo dos mortos. Na suas casas, comem de louças quebradas. Eles sofrem de restrições sociais extremas. Não podem rezar no mesmo tempo, não podem beber da mesma corrente de água. Eles poderiam poluir a água indiretamente poluir as outras castas que bebessem dali.
Nenhum intocável pode entrar no templo se houver a presença de alguém de uma casta superior - como os padres do templo, a casta mais superior, nunca estão fora, dos intocáveis na prática são barrados de entrar em templos ou outros lugares onde se pratica a religião.
Para se ter uma idéia, quando os tsunamis de dezembro de 2004 tragaram a costa do estado Indiano de Tamil Nadu, a morte agiu como niveladora social.Mas os esforços de reabilitação e o desembolso de ajuda econômica posteriores à tragédia não conseguiram superar a descriminação social.
A revista Capricho, publicou uma reportagem sobre os intocáveis, lá o intocável comenta que eles tomam água barrenta, e que após a invasão de seu irmão na casa do vizinho eles tiveram que assistir seu pai e ele sendo espancados e depois sendo devorados pelas formigas.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O sistema de Castas

As castas, em sociologia, são sistemas tradicionais, hereditários ou sociais de
estratificação, ao abrigo da lei ou da prática comum, com base em classificações tais como a raça, a cultura, a ocupação proficional, etc.
O sistema de Castas nada mais é que um sistema de puro preconceito onde existe:

- Os brâmanes;
- Os xatrias;
- Os vaixias;
- Os camponeses, e os intocáveis.

Originalmente, as castas eram apenas quatro:

- Os brâmanes;
- Os xatrias;
- Os vaixias;
- E os sudras.

O sistema de Castas Indiano é dividido de acordo com a estrutura do corpo de Brahma. As quatro principais castas são:

- A boca (Brahmin) representa os sacerdotes, filósofos e professores; usa-se o termo castas como coletivo de espiríto (demônios).
- Os braços (Kshatriya) são os militares e os governantes.
- O estômago (Vaishya) são os comerciantes e os agricultores/fazendeiros.
- Os pés (Shudra) são os artesãos, os operários e os camponeses.

"O sistema de castas na Índia é um tipo apartheid escondido", diz Joseph D"Souza. "Aqueles que perpetuam os crimes contra os dalits não verificam se eles são hindus ou cristãos. O fato é que ser dalit é o suficiente para que abusos e atos discriminatórios sejam cometidos contra eles", afirma. O apartheid é como se fosse uma separação social, ou seja, os Hindus não aprovam essa separação por classes.